Home
 Equipe
 Galeria de fotos
 Histórico
 Localização
 O Rebanho
 Alimentação
 Catálogo de vendas
 Caprinforma
 Cotações
 Curiosidades
 Dicas
 Notícias
 Raças
 Receitas
 Sanidade
 Técnicas
 Web Links
 Livro de Visitas
 Contate-nos

Você pretende ampliar seu negócio de Caprinos?

Sim               
Não               

  

 
 
 
Advertisement
 
 
Hérnia Umbilical   Versão para Impressão  Enviar por e-mail 
21 05 2005
A hérnia umbilical é uma alteração que surge quando o processo involutivo da região umbilical apresenta uma falha no fechamento da musculatura abdominal.

Na fase fetal é naturalmente aberta, para que os vasos sangüíneos - procedentes da placenta - conectem-se à circulação do neonato pelo cordão umbilical. Em geral, esta abertura fecha-se após o nascimento.

Caso o fechamento não ocorra, esta abertura poderá aumentar e até romper, permitindo a exposição das alças intestinais (estrangulamento). Nesse caso, o quadro tende a piorar, pois a mãe insiste em lamber o conteúdo exposto. Em outros casos, há somente a presença de uma ligeira tumefação no umbigo. A abertura da parede abdominal pode ser notada pelo toque. Os pontos onde as hérnias geralmente aparecem afetam a aponevrose fibrosa dos músculos externos e internos na região posterior da linha média.

A isquemia (falta de sangue) da parede abdominal é produzida por uma obstrução local dos vasos sangüíneos que dá lugar a uma degeneração dos tecidos e à ruptura das estruturas de contenção. Sua evolução tende a ser progressiva e sua intensidade poderá aumentar em decorrência da ingestão de uma grande quantidade de alimentos. A palpação local manifesta a existência de uma zona debilitada na parede muscular, maior que o anel herniano definido. Basicamente seu diagnóstico é dado pelos sintomas clínicos e pela palpação.

Alguns casos apresentam involução, havendo regressão da lesão e fechamento da musculatura de forma espontânea. O tratamento da maior parte dos casos, no entanto, exige intervenção cirúrgica.

A hérnia é um processo de base genética de caráter hereditário. Sua ocorrência, portanto, deverá ser levada em consideração na hora da seleção de animais para reprodução.


Fonte: Revista O Berro Nº76 Abril/2005.

 


 
Voltar para Principal
 

Nós temos 20 convidados online

 
2009300 Visitantes

 
Alimentação
Confira a importância da alimentação, na criação de caprinos, dicas e MAIS !!!
 
Cotações
Sessão contendo as Cotações de Caprinos atualizadas...
Confira !!!
 
Dicas
Confira agora mesmo a nossa sessão de dicas
Clique aqui !!!
 
Receitas
Você quer conhecer algumas receitas de caprinos?
Acesse aqui !!!
 
Sanidade
Análise do rebanho para verificação de possíveis doenças.
CONFIRA AQUI !!!
 
Créditos
Créditos