Home
 Equipe
 Galeria de fotos
 Histórico
 Localização
 O Rebanho
 Alimentação
 Catálogo de vendas
 Caprinforma
 Cotações
 Curiosidades
 Dicas
 Notícias
 Raças
 Receitas
 Sanidade
 Técnicas
 Web Links
 Livro de Visitas
 Contate-nos

Você pretende ampliar seu negócio de Caprinos?

Sim               
Não               

  

 
 
 
Advertisement
 
 
Instalações: Uma Preocupação na Produção de Caprinos e Ovinos   Versão para Impressão  Enviar por e-mail 
13 08 2005
Como acontece em todas as atividades da produção animal, a produção de pequenos ruminantes, como os caprinos e os ovinos, tem seu sucesso atrelado, fundamentalmente, às condições ambientais a que estão inseridos.

Por José Ubiraci Alves,Pesquisador da Embrapa Caprinos

Isto torna-se evidente na medida em que a maximização da genética, da alimentação e da sanidade de um rebanho, embora seja de extrema importância, não tem sido suficiente para conferir uma produção racional e vantajosa aos rebanhos, quando se negligencia em oferecer-lhes condições que satisfaçam os indivíduos, conforme a sua "zona de conforto". (1)

Considerando então, o frio, o calor, a insolação, a chuva, a umidade, o manejo empregado e os fortes ventos.

Como se vê, são tantos fatores e intempéries a serem controlados e amenizados, ou mesmo anulados no âmbito da produção de caprinos e ovinos, que se justifica veicular uma comunicação com um tema de tamanha grandeza.

Pois, estão nas instalações as soluções para o controle de todos estes fatores.

A literatura, dentro e fora do País, é rica quando trata de instalações na produção de aves, peixes, suínos e bovinos. Nesses casos, as pesquisas sobre as instalações estão sempre relacionando-as e adequando-as a todas as fases da produção, respeitando, rigorosamente, as diversas etapas produtivas e as categorias de animal. Ou seja, para cada um dessas etapas ou categorias, uma instalação apropriada. Tal é a importância que o tema imprime dentro da produção dessas espécies.

Todavia, a literatura sobre este assunto torna-se escassa quando envolve a atividade caprina e ovina. Isto denota, claramente, a existência de um descompasso das atividades de pesquisa sobre instalações para estas espécies, quando se busca fazer uma correlação, por exemplo, com outras grandes áreas da produção, como: alimentação, sanidade, reprodução e melhoramento das mesmas espécies. Estas, tecnicamente, estão muito bem, obrigado! Mas, aquelas estão muito a desejar.

Com isso, evidencia-se, no mínimo, a necessidade, mais que urgente, de uma preocupação concreta das instituições de pesquisa com a elaboração de propostas e estudos, sobre a pauta em questão, compatíveis com a realidade do respectivo agronegócio.

A instalação interage com todas as etapas produtivas dos caprinos e ovinos. Ela facilita e reduz a mão de obra para as tarefas diárias, favorece o manuseio do rebanho e o controle de doenças, protege e dar segurança aos animais, divide pastagens, armazena e reduz o desperdiço de alimento. Mas, sobretudo, proporciona e oferece a "zona de conforto", tão necessária ao bom desempenho produtivo dos rebanhos.

Apriscos, chiqueiros, currais, esterqueiras, salas de ordenha, silos, comedouros, bebedouros, cercas em seus diversos tipos e usos, enfim as instalações, em geral, custam caro e, por isso mesmo, merecem toda atenção quando de sua construção, considerando racionalmente suas reais necessidades e objetivos, o material a ser empregado, a sua operacionalidade e a relação Custo/Benefício de cada uma delas.

Neste contexto, as instalações e as edificações na exploração de caprinos e ovinos, tanto para produção de leite como para produção de carne e pele, têm sido objeto de elevada demanda, assumindo lugar de destaque dentro de todo processo produtivo, no mesmo nível de importância das demais áreas da produção e, como consequência, interferindo igualmente em todos os segmentos das respectivas cadeias produtivas. 

(1) são fatores de causas naturais e/ou artificiais que reunidos e controlados proporcionam aos indivíduos o conforto e o bem-estar físico (Zona de conforto) quando do manejo , da alimentação e do repouso cotidianos dos rebanhos.


Fonte: Clube do Fazendeiro, www.clubedofazendeiro.com.br


 
Voltar para Principal
 

Nós temos 19 convidados online

 
2009341 Visitantes

 
Alimentação
Confira a importância da alimentação, na criação de caprinos, dicas e MAIS !!!
 
Cotações
Sessão contendo as Cotações de Caprinos atualizadas...
Confira !!!
 
Dicas
Confira agora mesmo a nossa sessão de dicas
Clique aqui !!!
 
Receitas
Você quer conhecer algumas receitas de caprinos?
Acesse aqui !!!
 
Sanidade
Análise do rebanho para verificação de possíveis doenças.
CONFIRA AQUI !!!
 
Créditos
Créditos