Home
 Equipe
 Galeria de fotos
 Histórico
 Localização
 O Rebanho
 Alimentação
 Catálogo de vendas
 Caprinforma
 Cotações
 Curiosidades
 Dicas
 Notícias
 Raças
 Receitas
 Sanidade
 Técnicas
 Web Links
 Livro de Visitas
 Contate-nos

Você pretende ampliar seu negócio de Caprinos?

Sim               
Não               

  

 
 
 
Advertisement
 
 
Urolitíase: Cuidado com o "mal do xixi"   Versão para Impressão  Enviar por e-mail 
18 08 2005
A presença de cálculos urinários ou urólitos em pequenos ruminantes pode desencadear um sério problema chamado urolitíase.

Raymundo Rizaldo Pinheiro & Francisco Selmo Fernandes Alves

Muito comum em caprinos e ovinos machos, caracteriza-se por uma obstrução nos ureteres e/ou na uretra, na flexura sigmóide (S peniano) - em decorrência da estrutura anatômica da uretra, que é longa, estreita e tortuosa - ou obstrução no apêndice da glande, impedindo o fluxo normal da urina, que passa a se acumular na bexiga.

A formação dos cálculos é desencadeada pela nutrição imprópria, determinada principalmente por um desequilíbrio dos teores de fósforo, cálcio e magnésio. Um desbalanço do cálcio e fósforo é comum em animais confinados que recebem concentrados inadequados quanto ao conteúdo mineral. Pode, no entanto, ocorrer urólitos ou cálculos em animais a pasto, quando eles se alimentam de plantas com alto teor de oxalatos ou sílica.

Outros fatores devem ser levados em consideração, como a época da castração - quando ela é realizada em animais muito jovens não ocorre um pleno desenvolvimento da uretra; a oferta de água - a ingestão de água limitada ou perda desta pela respiração ou sudorese provoca aumento da concentração urinária, precipitando cristais insolúveis ou supersaturando as substâncias nela contidas, além de influenciar o pH urinário. Além destes, a deficiência de vitamina A, a ação hormonal (hormônio do crescimento e hormônios sexuais masculinos) e os processos inflamatórios podem contribuir para a formação de urólitos.

O urólito é composto basicamente por minerais, sendo mais comum aqueles constituídos de fosfato amoníaco magnesiano, fosfato de cálcio ou magnésio, de carbonato de cálcio e de oxalatos.

Prevenção - Como medidas de prevenção são indicadas:

- Castrar os animais a partir de 6 meses de idade, para que ocorra o pleno desenvolvimento da uretra;

- Ração balanceada com relação cálcio:fósforo de 2:1 ou 3:1;

- Administração de 3% a 5% de sal (cloreto de sódio) na ração, principalmente para animais alimentados com dietas ricas em grãos (alternativamente, cloreto de amônio pode ser usado a uma taxa de 0,5%);

- Ofertar água de qualidade e fresca em quantidade;

- Administrar forragem de boa qualidade, à vontade;

- Evitar alimentar os animais com rações elaboradas para outras espécies. 

Medicação - O tratamento é duvidoso quanto ao prognóstico, e deve-se levar em conta o custo/benefício. É necessário que um médico-veterinário seja consultado urgentemente. O procedimento indicado é exteriorizar o pênis e verificar se a obstrução está presente no apêndice da glande. Caso esteja, este deve ser secionado com cuidado para liberar o fluxo da urina. Se o animal ainda urina com dificuldade (pequenas quantidades), é aconselhável a aplicação de um relaxante muscular em conjunto com antiinflamatório. É recomendado um jejum de 24 horas e administração oral de cloreto de sódio por uma semana para acidificar a urina e dissolver os cristais associados às rações ricas em grãos. Se o fluxo de urina continuar completamente bloqueado (não urinar), a passagem de uma sonda uretral de criança também é recomendada.

Ressalta-se que todos estes procedimentos devem ser realizados sob supervisão de um médico-veterinário.

A melhor prevenção deste problema é a administração de uma ração balanceada, principalmente, com relação aos minerais. Apesar, no entanto, de o problema nutricional ser a causa mais freqüente dos cálculos em pequenos ruminantes, ela não é a única. Outras causas predisponentes citadas devem ser observadas.


Fonte: Revista O Berro Nº 79 - Julho/2005.


 
Voltar para Principal
 

Nós temos 5 convidados online

 
2545802 Visitantes

 
Alimentação
Confira a importância da alimentação, na criação de caprinos, dicas e MAIS !!!
 
Cotações
Sessão contendo as Cotações de Caprinos atualizadas...
Confira !!!
 
Dicas
Confira agora mesmo a nossa sessão de dicas
Clique aqui !!!
 
Receitas
Você quer conhecer algumas receitas de caprinos?
Acesse aqui !!!
 
Sanidade
Análise do rebanho para verificação de possíveis doenças.
CONFIRA AQUI !!!
 
Créditos
Créditos