23 10 2004
1 - Antes de tudo: incrementar a alimentação. Usar feno, silagem, hidroponia, palhadas, bagaço de cana, folhas, ramas. Tudo o que parecer. Se possível, economizar na ração concentrada.
2 - O sal mineral deve estar sempre no cocho. Para ser consumido à vontade.
3 - Faça você mesmo sua ração. Eis um bom exemplo na tabela abaixo:
4 - No caso de ração concentrada, prefira o seguinte procedimento:
a) Cabritos = 200 gramas com 18% de proteína bruta por dia + volumoso de boa qualidade (feno, capim)
b) Fêmeas em final de gestação (60 dias antes de parir) e fêmeas em inicio de lactação (primeiros 30 dias) = 500 gramas com 16% de proteína bruta/dia e volumoso de boa qualidade.
c) Fêmeas em estado de monta (30 dias antes e durante o período de reprodução) = 500 gramas com 16% de proteína bruta/dia e volumoso de boa qualidade.
d) Reprodutores em estação de monta (2 meses antes e durante o período de reprodução) = 500 gramas com 14% de proteína bruta/dia e volumoso de boa qualidade.
5 - Quando perceber algum sinal de anomalia, procure rapidamente o veterinário. Mais vale gastar um pouquinho com o veterinário do que perder muitos animais, ao mesmo tempo.
6 - Separar os animais de acordo com categorias: machos, fêmeas em gestação, fêmeas em lactação, cabritos e cabritos desmamados. Cada grupo deve permanecer em piquetes e baias separadas.
7 - Não se esqueça: mantenha os machos sempre separados das fêmeas, para evitar que as fêmeas muito jovens sejam cobertas.
8 - Muita atenção para com as fêmeas que estão perto do momento de parir. Elas precisam ficar em instalações ou piquetes próximos às instalações. Cada produto que nasce é lucro para você.
9 - Escolha bem os reprodutores para que acrescentem melhoramentos ao rebanho.
10 - Em 1 ha de terra pode-se criar até 80 animais no sistema de criação intensiva;
11 - Cada caprino consome em média 5 litros de água por dia;
12 - O leite de cabra é bastante semelhante ao leite humano, possibilitando um alto índice de aceitabilidade e é hipoalérgico recomendando para pessoas idosas se suas propriedades pelo organismo, contribuindo também para fixação de cálcio nos ossos;
13 - Grande aproveitamento do caprino no abate (carne, ossos, dentes, chifres e cascos);
14 - Não é indicado o uso do sal grosso para carnes de cabrito e cordeiro;
15 - A carne deve ser cortada no sentido perpendicular às fibras;
16 - Você pode adaptar suas receitas conhecidas às carnes de cabrito e cordeiro;
17 - A melhor forma de descongelar a carne é colocá-la na geladeira no dia anterior ao uso. Após o descongelamento não volte a congelar a carne;
18 - Para os churrascos evite o uso de espetos. Eles furam a carne, acelerando a perda de líquido e provocando ressecamento.
Fontes: Revista O Berro n.º 39. |